Você se relaciona bem com o colega de trabalho? Entenda a importância.

Você se relaciona bem com o colega de trabalho? Entenda a importância.

No decorrer da vida, nós experimentamos algumas formas de relacionamentos como a familiar, social, afetiva e por último, mas não menos importante, a profissional. Em nossa caminhada pelo mercado de trabalho, encontramos muitos desafios no que diz respeito às relações interpessoais. Isso acontece porque trabalhamos com pessoas que não conhecemos e que, às vezes, divergem das nossas opiniões. Outras vezes, não temos afinidade, mas é preciso trabalhar em conjunto e driblar essas diferenças para conquistar os objetivos de uma organização.

Acredito que um dos pré-requisitos para liderar uma equipe é ter habilidade para gerir pessoas e não apenas comandá-las. Trata-se de respeitar o perfil de cada um, administrar opiniões diferentes, saber valorizar qualidades e lapidar os defeitos. Também é necessário ter controle, facilidade para gerir conflitos e a tão falada inteligência emocional, cada vez mais procurada pelos recrutadores. Sem dúvidas, essas características são diferenciais importantes hoje em dia.
Por isso mesmo que a capacidade de trabalhar em grupo tem sido muito avaliada entre os profissionais, ninguém está disposto a conviver com alguém difícil de se relacionar. Que sempre tem objeções, que para cada problema tem outro problema, que não escuta seus colegas e, além de tudo, sempre age de forma reativa. Particularmente dizendo, eu acho que saber trabalhar em grupo evidencia as características do perfil de cada colaborador. Esse tipo de comportamento é sempre visto com bons olhos. Dessa forma, o profissional consegue aumentar a produtividade não só da empresa, como também evoluir e amadurecer no quesito comportamental.
Relacionamentos equilibrados no mercado de trabalho ajudam a ter uma convivência saudável, sendo fundamental levar em consideração a opinião, conhecimento, personalidade e motivação de cada colaborador. Pode, por exemplo, ser franco e direto sem ser grosseiro durante uma reunião ou defesa de um ponto de vista. Também é normal que nem sempre concordemos com outras opiniões, mas podemos conseguir expor nossa concepção de forma gentil e respeitosa.

No Espaço Innova, desde 2016, estamos promovendo dinâmicas de grupo e treinamentos comportamentais para estimular a importância do trabalho em equipe. Dessa forma, conseguimos integrar os colaboradores de diferentes áreas da empresa gerando engajamento. Outra prática adotada foi a transparência na comunicação que tem contribuído para todos trabalharem com objetivos definidos e informações compartilhadas. Por fim, passamos a celebrar com as equipes, os resultados alcançados. Assim, cada um consegue perceber a importância que tem na empresa e pode se sentir parte das conquistas, independentemente da função que ocupe.

Gecilene de Souza é supervisora administrativa e recursos humanos no Espaço Innova.

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