Saiba qual deve ser a postura de um líder

Saiba qual deve ser a postura de um líder

Figura importante no mundo corporativo, o líder é essencial para o bom andamento de uma empresa. Os líderes são responsáveis diretos em decisões que influenciam no futuro da organização, além de precisar gerir a sua equipe, com diferentes personalidades e opiniões, e mantê-la sempre motivada.
A liderança acontece de forma natural para alguns, mas pode ser desenvolvida ao longo do tempo, um comportamento que se aprende. Líderes tomam decisões importantes com um instinto próprio, mais rapidamente, com precisão e eficiência.
A postura profissional de um líder precisa ser convincente, com uma conduta que condiz com sua posição, desempenhando um trabalho seguro e confiante. Listamos algumas posturas que um líder deve ter no ambiente corporativo e que o fazem bem-sucedido.
Seja o exemplo
Como líder, você sempre será analisado, as pessoas vão se espelhar no seu comportamento. Os liderados têm que sentir que quem está ali tem competência para tal. Se suas ações forem diferentes do que diz, ninguém terá confiança e segurança necessárias para seguir suas atitudes, tem que ser coerente. Não dá para exigir dos outros uma coisa que você não faz.
Decisões
Tomar decisões faz parte da rotina dos líderes. Por isso, eles precisam estar preparados e sempre atentos para fazer o melhor para sua empresa e equipe, facilitando os trabalhos e indicando qual o melhor caminho.
Confiança
Um líder tem que ter a noção e saber manejar seus liderados para que eles se sintam confiantes, para que executem sua função com mais tranquilidade e sabendo que têm a liberdade para dar suas opiniões quando se sentirem à vontade.
Feedback
Essa relação tem que ser acentuada, os líderes devem, sempre que possível, dar atenção aos colaboradores. Isso incluiu mostrar quando alguém da equipe fez algo interessante ou de destaque, e ao mesmo tempo falar quando uma coisa não foi executada como o planejado. Eventuais correções são indicadas de serem feitas em locais vazios ou a sós, sem expor ninguém na frente dos outros.
Inspire
Seja inspirador para seus liderados, não há melhor maneira de conseguir um ambiente de trabalho bacana. As atitudes positivas e saber lidar com pessoas faz com que todos sigam o que o líder disser e acreditem no caminho a ser trilhado, juntos.
Reconhecimento
Valorizar os colaboradores é uma forma que traz bons resultados para o negócio. Quando alguém se destaca, merece um reconhecimento por parte dos líderes. Isso pode ser através prêmios, bônus, enfim, algo que mostre que os outros membros da empresa também podem alcançar esse lugar.
Sede de conhecimento
Grandes líderes estão sempre procurando aprender, continuamente. Eles não podem achar que sabem de tudo, e tem que estar abertos a conselhos. Seja dos colaboradores ou de seus superiores, tem que escutar e perguntar com a mesma atenção.
Seja líder e não chefe
A diferença está em como gerenciar sua equipe. Veja exemplos que definem um e outro: Chefe inspira medo x líder inspira entusiasmo; chefe diz eu x líder diz nós; chefe manda x líder orienta; chefe escolhe culpados x líder assume a responsabilidade; chefe usa pessoas x líder desenvolve pessoas; chefe está acima x líder está ao lado; chefe diz faça x líder diz vamos fazer; chefe desmoraliza x líder confia.

Matérias Relacionadas

#rela{display:none;}