Gestão de tempo: 5 dicas para assumir a liderança!

Gestão de tempo: 5 dicas para assumir a liderança!

Com boas técnicas de gestão de tempo, qualquer um é capaz de mostrar todo o seu potencial de liderança em uma empresa. Confira 5 dicas para melhorar a sua performance.

Conheça suas particularidades e anseios

Antes de tomar qualquer passo em uma empresa ou até mesmo em sua carreira profissional, é necessário sempre parar onde está e refletir: para onde eu quero ir? É a partir deste questionamento que pontos importantes para melhorar sua performance poderão surgir, tais como a descoberta de suas necessidades e ambições, o reconhecimento de habilidades adquiridas ao longo do tempo (e também aquelas que você almeja) e sobretudo qual é o seu propósito dentro do seu campo de trabalho.

Preenchendo essas lacunas, fica mais fácil saber quais são as suas prioridades e quais atividades devem receber mais a sua atenção dentro de uma empresa.

Tenha uma agenda

Agora que você já sabe o seu campo de trabalho dentro da empresa, é necessário que você anote todas as tarefas que devam ser realizadas. Pode ser no formato de lista, agenda ou até mesmo por meio de aplicativos para organização disponibilizados na internet : o importante é você ter em mãos tudo aquilo que é necessário fazer.

Não esqueça de adicionar os prazos de cada atividade, pois cumprir deadlines é um passo muito importante para aqueles que buscam desenvolver seu espírito de liderança dentro de uma empresa.

Faça metas

Trabalhar com a ideia de metas a serem cumpridas — sejam elas diárias, semanais e/ou mensais — pode ser uma ótima ferramenta para melhorar sua performance. Quanto tempo em média leva a execução de cada tarefa? De que forma posso distribuí-las no meu período de trabalho para completa-las? Esses questionamentos ajudam você a definir melhor a maneira de atuação diante das atividades que foram delegadas para você.

Vale lembrar que é sempre mais interessante terminar uma tarefa antes do deadline fornecido pela empresa, afinal mudanças repentinas e imprevisibilidades podem acarretar no atraso de um projeto.

Fuja da procrastinação

Talvez o pior inimigo de um líder é a procrastinação. Realizar uma tarefa em cima da hora muitas vezes não resulta em algo de boa qualidade — isso sem contar a possibilidade de não conseguir cumprir com os deadlines.

Entretanto, com tantas redes sociais pulsando informações a todo tempo em nossa volta, é muito comum perder um tempo apenas analisando seus feeds. Se para você a procrastinação é uma realidade incansável, vale procurar experimentar técnicas especiais para evitar o deslize, como por exemplo recompensar-se após cumprir uma determinada tarefa.

Terminou de escrever o relatório? É hora de comer aquele seu chocolate favorito! Respondeu todos os e-mails? Talvez seja o momento de ir buscar o seu café… e por aí vai!

Saiba dizer não

Apesar de ser a última dica da lista, esta não é a menos importante. Saber dizer não é algo essencial para grandes líderes. O acumulo de tarefas em um único individuo pode ser prejudicial tanto para a empresa quanto para o próprio funcionário.

Saber dizer não para alguma atividade sabendo que será incapaz de cumpri-la dentro do prazo não é desvantajoso para assumir uma postura de liderança — muito pelo contrário. Isso demonstra que você se importa com a boa execução das tarefas dentro da empresa e, consequentemente, com a sua performance no mercado.

Recusar a execução de uma tarefa não é sinônimo deixar de faze-la, mas sim tornar o cenário do seu trabalho mais realista para o gestor e delegar ajuda da equipe em busca de uma melhor performance. Dizer não pode te tornar uma pessoa muito mais respeitável, como apontam especialistas.

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