Dentro do mercado, a hora de estabelecer preços a produtos pode ser uma grande dor de cabeça para quem trabalha com vendas. Estipular valores competitivos e ao mesmo vantajosos, que estejam de acordo com a realidade do mercado, para o vendedor e para o consumidor é um verdadeiro desafio, especialmente para quem não possui prévia experiência em tal atividade.
Além de pesquisa de mercado, é fundamental que o empreendedor tenha em mente e no papel todos os custos empregados para a elaboração e produção de seu produto, desde a matéria prima utilizada até a distribuição do mesmo. Assim como todos os valores referentes a impostos, encargos de pessoal e administrativos, etc. A ideia, apesar de óbvia, é que o preço do produto seja superior ao que foi gasto na produção, o que gera o lucro. E a expectativa deste último também deve ser mensurada e colocada nas contas de planejamento.
No final das contas, um novo valor total surgirá, que deverá ser comparado com todos os existentes no mercado do mesmo tipo de produto concorrente. Por fim, o preço final deve ser mais vantajoso do que o estipulado pelos concorrentes e, principalmente, lucrativo em relação aos custos de produção.