De primeira, muita gente confunde os conceitos de “chefe” e de “líder”, enxergando-os como sinônimos. Contudo, não são poucos as diferenças.
Um chefe é, por definição, o indivíduo posicionado num alto grau na hierarquia de uma empresa ou organização, aquele que comanda, dá ordens, pune erros e fiscaliza os processos produtivos. Tem tendência a ser autoritário e temido por seus comandados. Além disso, há uma forte tendência destes últimos não o procurarem quando precisam de conselhos. A relação é baseada estritamente no âmbito de obrigações e demandas, e o chefe se vê constantemente no direito de impôr e comandar seus subordinados.
Já um líder conduz pessoas e as inspira. Está à frente de um negócio ou projeto, e seu principal papel é motivar a equipe, direcionando-a para os melhores caminhos para a obtenção da excelência em resultados. Além disso, possui forte tendência a ser respeitado, e ser buscado pela equipe para aconselhamentos e até mesmo desabafos. Ele não se sente superior à ninguém, colocando-se lado a lado de todos. Não dá ordens, mas orientações, e não costuma dizer que possui subordinados, mas sim uma equipe.
Uma boa liderança pode ser natural do indivíduo, ou fomentada ao decorrer da vida, mas, deve ser buscada para a obtenção de melhores resultados no âmbito profissional. Lembre-se: um time profissional é muito mais produtivo do que um quadro de funcionários!