Como manter os clientes em tempos de crise

Um bom administrador sabe que manter um cliente é tão importante quanto conquistar novos, mas no cenário de crise que estamos enfrentando em 2015 no Brasil, também fica claro que os gestores devem estar ainda mais atentos em manter seus clientes, principalmente aqueles que representam uma grande fatia de ganho da empresa.
Num cenário de crise, onde oferecer um bom serviço a preço competitivo já não é mais um diferencial, e sim o que se espera, as empresas devem conquistar os seus clientes a ponto de seus serviços se tornarem essenciais. Abaixo seguem algumas dicas para que as estratégias funcionem:
Faça mais que o esperado: Não se limite a fazer o combinado, aquele famoso “agrado”, como oferecer um brinde ou serviço além do que foi solicitado sempre gera uma sensação de confiança, e o cliente se sente valorizado.
Comunique-se com seu cliente: Na pressa de otimizar processos, muitas vezes podemos apenas fazer o serviço sem ouvir o cliente e sua real necessidade, e não percebemos que a relação custo-benefício é muito importante. A dica é: ouça seu cliente e entenda o que ele procura, assim você poderá oferecer o melhor produto/serviço e satisfazer as reais necessidades.
Pós-venda: Após a venda, muitas empresas se preocupam apenas com os valores relacionados, mas essa fase é de extrema importância para a fidelização do cliente com a marca. O cliente deve saber que você está disponível para quando ele precisar.

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