Os eventos corporativos são geralmente associados ao anúncio de novidades, comemorações de datas especiais, reuniões dos colaboradores ou treinamentos. No entanto, você sabia que eles também podem funcionar como uma das atividades mais necessárias de uma corporação: eventos contribuem para o marketing da sua empresa.
Por que o marketing é importante?
O marketing é uma estratégia que visa a divulgação de trabalho, aumento de visualizações, ganho de público e fidelização de clientes. Logo, ele agrega valor ao projeto realizado, apresentando ao público o direcionamento dos objetivos e propostas da organização. Assim, as pessoas ficam por dentro dos acontecimentos da empresa e enxergam o seu negócio como referência na área.
A fidelização do cliente é um dos pontos mais importantes, e para isso, muitas empresas desenvolvem ações específicas que contribuem para a disseminação do conteúdo e aumento da credibilidade da marca.
Nesse sentido, as redes sociais hoje são muito utilizadas para alcançarem o maior número de pessoas possíveis. Uma boa ideia é a de utilizá-las como ferramenta de aproximação “Empresa x Público”. Ou seja, consegue-se estabelecer uma melhor comunicação dos diferenciais da empresa, tanto como apresentar projetos, novas ideias e tornar o público sempre ciente das novidades.
Vamos usar o exemplo de uma empresa de chocolates. Se ela utilizar estratégias de marketing como a de produzir conteúdo que faça sentido aos consumidores, o público começará a se familiarizar com a empresa. Este conteúdo pode vir de diversas maneiras, como: textos, podcasts, vídeos, infográficos, etc.
Evento + Marketing
Os eventos corporativos são uma poderosa ferramenta de marketing, capazes de promover o relacionamento entre duas ou mais partes, a comunicação interna e externa e também o aumento do fluxo de negócios.
Eventos relacionados às redes sociais podem ser uma ótima opção. Por exemplo, em situações de lançamento de produtos. Logo, é interessante iniciar a campanha de divulgação de forma antecipada, criando lembretes para que o público tenha desejo em participar.
Logo depois, outras prioridades são estabelecidas. Quando o evento corporativo acaba, as pessoas comentam com outras, postam fotos, ações que contribuem para o marketing da empresa.
As ações de marketing podem ser realizadas em qualquer tipo de evento. Em um evento corporativo interno, é possível despertar o senso de colaboração, estimular o companheirismo entre os participantes, e motivar os colaboradores para que atinjam metas de trabalho.
Por outro lado, o evento corporativo externo é capaz de gerar inúmeras parcerias de negócios, oportunidades de vendas e patrocínio, atrair mais clientes e fidelizar os já existentes.
Eles podem ser de qualquer tipo: workshops, palestras, feiras, festas, congressos, conferencias, etc. Contudo, para a promoção do marketing da empresa, o mais importante é que eles sejam produzidos a partir de 3 objetivos principais:
Promoção
Promover o evento é essencial. Utilizar redes sociais, redes de relacionamento interna e externa à empresa, networking, tudo é válido se for coerente. Lembre-se de promover o evento em áreas que possam agregar com a sua empresa.
Propaganda
Saber vender um evento é a parte mais importante. Ele não contribui para o marketing da empresa se não for devidamente divulgado. A propaganda contínua e antecipada de um evento garante melhores resultados.
Geração e manutenção de relacionamento
Durante um evento é possível conhecer diversos profissionais de diferentes locais que agregarão ao seu networking. De nada adianta ter trabalho na preparação e realização de um evento voltado ao marketing se as relações ali construídas não forem mantidas. Em outras palavras, mantenha contato frequente com a nova rede de relacionamentos para continuar colhendo frutos.