Eventos corporativos são grandes oportunidades de estreitar laços ou aumentar a rede de networking. Um momento oportuno para reunir clientes, funcionários, fornecedores e outros grupos que façam parte do público alvo. Essas situações demandam tempo e, sobretudo, uma boa organização. Pode-se pecar pelo excesso em zelo ou pelo refinamento, mas nunca o contrário.
Seja para um treinamento, lançamento ou reposicionamento da marca, encontro de gestores, comemoração de metas ou aniversário da empresa. O motivo pode variar, porém, o importante mesmo é realizar algo com qualidade e que possa gerar lucros ou benefícios a curto, médio e longo prazo.
Não existe um manual para realizar um evento de sucesso, mas algumas dicas são fundamentais para alcançar um resultado satisfatório.
Defina quanto você pode gastar
Mesmo com pouco tempo para organizar o seu evento, definir o budget, ou seja, o quanto você pode gastar, é essencial. Uma vez que a verba estiver definida, organize uma planilha baseada no que pode ou não gastar.
Faça um bom planejamento
Um planejamento eficaz pode fazer toda diferença e evitar despesas desnecessárias. Entenda seu cliente para conseguir oferecer o que realmente ele precisa. A busca por patrocínios também é uma ótima opção, já que pode ser uma oportunidade de criar algumas parcerias.
Escolha data e local
Depois de saber o valor investido, o próximo passo é pensar nos locais e datas. Vale lembrar que eventos realizados em dias úteis, fora do horário de trabalho, podem comprometer a jornada do dia seguinte.
No momento de escolher o local, é preciso atentar para infraestrutura e espaço. Lugares distantes podem dificultar a ida dos convidados. Opte por espaços que sejam próximos da empresa, assim todos estarão familiarizados.
Avise seus convidados
Agora que o evento foi planejado e os serviços já foram contratados, é hora de avisar os convidados. Comunicados como boletins virtuais, avisos em murais ou e-mails são boas opções. Nesse último, pode-se utilizar o mailling da própria empresa para atingir todos os funcionários.
O dia do evento
Chegou o dia tão esperado, o dia do evento corporativo. Fazer uma reunião de check list com toda equipe do staff é muito útil para certificar se realmente tudo está em ordem. Tudo deve ser revisado para evitar qualquer surpresa desagradável. Lembre-se: é melhor pecar pelo excesso de zelo do que pela falta.
Pós-evento – Obtenha feedbacks
É indispensável obter um feedback com opiniões, elogios e até críticas construtivas de todos os participantes. Descobrir a opinião dessas pessoas é muito importante para validar a qualidade do trabalho. Distribuir fotos, vídeos ou releases para a mídia também é uma forma de aperfeiçoar seu rendimento de pós-evento.
O espaço Jacyra Sanches atende qualquer tipo de evento corporativo. Além de fácil localização, ele conta com infraestrutura completa, salas amplas e preparadas e atendimento de qualidade, além de oferecer uma culinária que satisfaz diversos gostos.