Você sabe o que é identidade organizacional? Esse conceito está atribuído a identidade, core, de uma empresa e é importantíssimo que a companhia em questão já tenha isso definido antes de se jogar no mercado.
Para uma empresa ser desenvolvida e amada pelos funcionários, é necessário estabelecer e estruturar os valores que moverão o negócio, principalmente para que ele dê certo. Por isso, antes de ligar os motores, é importante saber se a estrutura do carro está completa. Se não, o carro vai despedaçar no caminho, não é?
Sentiu a pressão de ter uma identidade organizacional?
Então calma: neste post, será explicado como criar uma para a sua empresa e garantir que o seu negócio esteja com uma estrutura digna de qualquer multinacional.
1. Por que ter identidade organizacional?
Vamos começar do começo: o que é identidade organizacional? É a estrutura definida de valores, missão e visão da empresa, ou seja, é tudo aquilo que irá ditar a maneira do negócio agir e se posicionar, tanto no mercado quanto internamente, com os seus funcionários.
2. Como ela é usada por uma empresa?
Essa identidade também é importante pois ela é utilizada como base para a definição do direcionamento técnico e do embasamento de estratégias de negócios, bem como na comunicação. Segundo alguns especialistas , o conceito básico de identidade é fundamental para a compreensão das instituições organizacionais, pois proporciona novas perspectivas ao entendimento e posicionamento seguido.
3. Como é definido o que ter em uma identidade organizacional?
Estudiosos defendem que, para definir isso, é necessário sempre olhar para dentro, pensando no que difere e é valorizado dentro da organização: seus valores e particularidades. Um dos pontos principais é que essa identidade não deve ser volúvel, ela deve ser pensada como algo duradouro – tão duradouro quanto a vida útil da empresa.
De maneira simplificada, identidade organizacional é aquilo que diz como a empresa deve funcionar, sempre alinhada com sua filosofia, seu direcionamento e a maneira como se dispõe. Simples, né? Mesmo sendo simples, é uma das coisas mais necessárias para qualquer companhia – afinal, é isso que irá definir a direção que será escolhida em toda tomada de decisão importante da empresa.
4 . Como criar um identidade organizacional?
O primeiro passo é olhar para dentro: o que move sua empresa? Você quer que seu negócio seja sustentável? Quer que o mercado veja a sua organização como um centro de inovação e inspiração no meio em que se insere? Quer ser conhecido pela gestão inteligente usada na liderança?
São fatores que precisam ser pensados e checados para que sejam garantidos e seguidos. É como se fosse a linha editorial de um jornal: só é publicado aquilo que condiz com o que foi definido pelo veículo.
5. Por que você precisa fazer tudo isso?
Identidade organizacional é o que move a empresa, portanto, não é possível seguir com o negócio sem ter isso definido. Após escolher os pontos que serão considerados em cada tomada de decisão, a sua empresa será consistente e com uma plataforma de marca definitiva para o reconhecimento no mercado.