No universo corporativo é constante a evolução do mercado. Por isso, as empresas investem em treinamentos para oferecer capacitação para seus funcionários e colaboradores, entregando assim, a possibilidade de aprendizagem e crescimento. São métodos simples e certeiros, que sempre mostram resultados.
O workshop é uma opção eficaz de evento para o processo de qualificação. Seu objetivo é falar sobre um tema de forma aprofundada, transmitindo conhecimento e utilizando a prática, a interação, na reunião. Nos workshops, a vantagem é ser dinâmico e possibilitar a troca de informações com todos. Existe a presença de um condutor que orienta e tira eventuais dúvidas, mas a participação dos envolvidos é notória. Sendo em um único dia, a duração pode variar de 1 até 6 horas.
Um workshop será bem-sucedido com organização, cuidado e um bom planejamento. Veja dicas para não ter erros e ter um andamento tranquilo.
Público alvo
O ideal é que você saiba para quem você vai passar informações. Não precisa necessariamente ser um evento somente para um grupo específico de pessoas, porque pode virar algo aberto para interessados, mas ter o conhecimento do seu público, entender as necessidades dos participantes, ritmo de aprendizagem, auxiliará a passar o conteúdo com mais precisão.
Escolha do local
Onde será realizado o evento é importante, e é interessante que se tenha uma relação próxima com o tema. Se as pessoas tiverem algum problema, seja relacionado a conforto, a não conseguir prestar a atenção, o resultado será afetado.
Verificação do ambiente
Chegue com antecedência no dia, cheque todo o local, veja se está tudo em ordem para não ter nenhuma surpresa na hora que for começar. Principalmente os aparelhos eletrônicos, microfone, computador, retroprojetor, caixas de som, são coisas que não podem falhar.
Palestrantes/Orientadores
As pessoas que vão apresentar, precisam ter o domínio do assunto que vão abordar, e também do seu público. Se surgirem dúvidas, ou novos temas lançados pelos participantes, eles precisam saber como respondê-los ou como destrinchar o assunto com maestria. Se for um assunto complexo, é preciso que a abordagem seja de uma forma que não torne o evento chato.
Programação
Se a estimativa for de um workshop com 2 horas ou mais, saiba que dividir o evento em partes o torna mais chamativo, e a compreensão do tema pelo público é mais fácil e natural. Nos intervalos, um coffee break é uma excelente opção para incentivar a interação e troca de conhecimento entre as pessoas.
Apresentação
Usufruir de mecanismos para a apresentação, como vídeos que exemplifiquem o que foi falado, são ótimas táticas para, além de complementar, não deixar o evento tão monótono e que os participantes se distraiam.
Atividades
Geralmente no final, mas pode ser durante, é legal que se organize atividades ou jogos, individual ou em grupo, para que os participantes interajam e se engajem. Isso pode ser uma boa maneira para fixar o que foi falado e aprender na prática.
Não importa o tipo de evento, realizá-lo em um espaço que oferece infraestrutura de qualidade é fundamental. O espaço Jacyra Sanches atende a diversos tipos de eventos corporativos e dá todo o suporte que uma empresa precisa.