Dinâmicas de grupo para realizar no treinamento ou trabalho

Dinâmicas de grupo para realizar no treinamento ou trabalho

Para que uma equipe possa conseguir resultados satisfatórios para a empresa, é necessária uma coletividade. Isso só é possível através de valores como comprometimento, colaboração, confiança, foco, entre outros. A motivação é a característica que podemos dizer que seja a mais importante, colaboradores motivados tendem a ser mais produtivos, contentes e trabalham em conjunto.
As dinâmicas de grupo são frequentemente utilizadas pelas organizações para manter seu pessoal engajado, pode não parecer, mas geram resultados. Fáceis e não muito longas, elas podem modificar a maneira de uma equipe lidar com problemas do dia-a-dia, e despertar a vontade de fazer o melhor não só pelo lugar que trabalham, mas pela carreira.
Alguns benefícios dessas dinâmicas são o desenvolvimento da comunicação, melhora do ambiente e do relacionamento entre todos, redução de turnover, integração e união. Se conhecendo melhor cria-se um respeito interno entre os profissionais e um clima agradável de trabalho.
É importante saber que em nenhuma dessas dinâmicas os profissionais serão expostos a algum tipo de humilhação ou situações constrangedoras, o objetivo é que todos se divirtam e tenham uma descontração. Existem milhares de tipos de dinâmicas em grupo, vamos falar de algumas que podem ser feitas em treinamentos ou no trabalho:
Círculos
Os participantes devem se dividir e fazer dois círculos, um maior com outro menor dentro. Deixe uma música rolar e aí cada círculo vai para um lado, quando a música parar as pessoas vão estar de frente com outra, e então eles devem se conhecer. Funciona em empresas que possuem um número alto de colaboradores.
Dar as mãos
Forma-se uma roda, todo mundo de mãos dadas. Cada pessoa guarda na memória quem está na sua mão direita e esquerda, depois todos se soltam e andam pelo espaço. Então, em um quadrado marcado no chão, todos devem estar quando for solicitado, a partir dali as pessoas pegam nas mãos na ordem do começo. O objetivo é tentar formar o mesmo círculo do início sem se soltar. Eles têm que se virar para isso, e aí se observa as lideranças e o trabalho em equipe.
Reconhecer
Distribua envelopes com algumas perguntas dentro, por exemplo quem levaria para uma ilha, quem levaria para organizar uma festa, quem levaria se ganhasse uma viagem para a praia. Ninguém vai saber quem escolheu quem, não tem identificação. Conforme outras dinâmicas forem feitas, entrega-se o envelope de novo para ver se os nomes escolhidos mudam. O objetivo é saber como o pessoal se avalia e se reconhece os predicados dos outros e se isso muda com o desenvolvimento de outras dinâmicas. Depois mostrar como cada um foi classificado pelo grupo.
Objeto
Cada um do grupo deve trazer de casa algum objeto pessoal que tenha valor para ele. Depois de um sorteio, troca-se os objetos, estabelecendo um período para que cada um guarde com muito cuidado o que pegou, trocando mensagens durante esse tempo, para descobrir coisas sobre o outro. Em uma data definida, devolve-se os objetos para seus donos, e cada um fala a seu par o que descobriu e como cuidou do pertence.
O espaço Jacyra Sanches atende qualquer tipo de evento corporativo, como treinamentos, em um ambiente surpreendente. E disponibiliza todo o suporte necessário, com infraestrutura completa, salas amplas com diversas possibilidades de montagens, atendimento de qualidade e gastronomia própria. Entre em contato: https://espacoinnova.com.br/contato/

Matérias Relacionadas

#rela{display:none;}