Não há mais como negar ou omitir: 2015 está sendo marcado por um contexto no qual o Brasil enfrenta um profundo momento de crise. A economia encontra-se profundamente abalada, gerando resultados negativos em toda a sociedade, especialmente no mercado de trabalho.
Empresas e organizações tornam-se mais enxutas, cargos são eliminados, suas respectivas funções divididas pelo restante da equipe e, principalmente, as vendas e negócios diminuem, fazendo com que caiam os ganhos. Por conta disso, todo empreendedor e gestor deve entender quais são os principais reflexos negativos da crise, aprendendo a melhor maneira de evitá-los, diminuindo as consequências em seus negócios.
Primeiramente, torna-se fundamental uma maior conscientização acerca dos gastos gerais da empresa. É preciso que todas as ações sejam repensadas de maneira que visem diminuir possíveis danos, além de evitar gastos e esforços excedentes desnecessários. Assumir riscos profissionais equilibrados é o grande segredo.
Além disso, o gestor deve reconstruir suas planilhas de gastos, enxugando custos que possam ser eliminados sem afetar os níveis de produção básicos. Uma dica é investir em um profissional capacitado para exercer a função de otimização da área financeira.
Por fim, o gestor, líder ou empreendedor deve, acima de tudo, adotar uma postura positiva e otimista dentro de seu ambiente de trabalho, evitando passar a seus funcionários e colaboradores sensações como pessimismo e negatividade. Encarar a crise somente como um obstáculo a ser enfrentado e, principalmente, quando vencido deve ser um lembrete constante na mente de toda a equipe.