Ao ligarmos a TV ou acessarmos qualquer portal de notícias nos deparamos com a tão temida palavra “crise”. Estamos passando por problemas econômicos, políticos e morais em nosso país e tudo isso vem sendo falado o tempo todo em todas as mídias, pois vende e gera clique em todos os portais de notícias.
Obviamente não podemos negar que passamos por uma crise. Mas devemos nos perguntar: que crise é essa? Como nossas vidas serão impactadas? E os negócios? Vamos entender!
Para começar, a maior crise que o mundo atravessou após a queda da bolsa de 1929, ocorreu em 2008.
Explicar o que acontece hoje no Brasil é bastante complexo, não basta nos basearmos no que vemos na TV para sairmos dando opiniões, que é o que acontece muito hoje em dia. Pessoas que nunca assistiram uma aula de economia falam com muita certeza de assuntos que não conhecem, e principalmente para um empreendedor ou gestor de empresa esse tipo de coisa não pode acontecer, devemos analisar tudo nos baseando em fatos.
Grandes montadoras demitiram centenas de funcionários, e ao mesmo tempo, a Honda tem uma fila de espera de 4 meses para um novo lançamento. Os bancos registraram lucro recorde no primeiro trimestre desse ano. O comércio anda com as vendas em baixa, mas a presidente do grupo Magazine Luiza disse num evento que o crescimento e o lucro ainda se mantém esse ano, pois através de estratégias bem boladas como investir em patrocínio de futebol e facilitar financiamento de mercadorias, a marca se mantêm firme e forte.
No meio do turbilhão de informações há quem diga que a empresa faliu por causa da crise, que tem que demitir por causa do governo, etc. Mas quantos desses de fato investiram em sua marca? Quantos inovaram? Devemos levar tudo isso em conta antes de culparmos a crise. É aquela velha história “enquanto alguns choram, outros vendem lenço”. E uma dica: seja um daqueles que prefere vender lenços.