Quando as empresas investem em treinamentos corporativos, têm por objetivo qualificar seus colaboradores, oferecendo capacitação para que eles cresçam e se desenvolvam. E claro, também querem que esse investimento gere uma melhora na produtividade e consequentemente mais rentabilidade para o negócio.
No mundo corporativo, o mercado evolui a todo momento, e por isso, esses métodos de aprendizagem são cada vez mais disseminados. Um treinamento tem que ser bem planejado e executado, para que não corra o risco de não ser bem compreendido ou aproveitado por todos.
Um treinamento de qualidade é certeiro, agrega muito valor ao funcionário e mostra resultado. Confira dicas para que seja uma experiência eficaz:
Planejamento
É importante planejar com antecedência. Saiba quais são as necessidades da empresa, pegue opiniões de gestores e de responsáveis de todos os setores. E deixe claro quais resultados pretendem ser atingidos com o treinamento, assim, conseguirá focar e estruturar exatamente o que for preciso.
Público-alvo
Entenda seu público, saiba para quem as informações vão ser passadas. Ter esse conhecimento, entender as necessidades dos participantes e o ritmo de aprendizagem, auxiliará para que a abordagem seja mais precisa.
Conteúdo e duração
O evento deve ter qualidade e um conteúdo bom, relevante. Os objetivos devem ser esclarecidos, e o material usado tem que ser definido dependendo para que setor será encaminhado. A duração fica a critério dos organizadores, não tem um padrão, podem ser algumas horas ou dias. Se for para muitas pessoas, o ideal é que se divida em turmas.
Local externo
É indicado que o treinamento seja feito fora do ambiente da empresa. Isso ajuda a criar um clima de evento e faz com que os participantes prestem a atenção necessária, se concentrem melhor.
Coffee break
Em treinamentos muito longos, é legal que se tenha intervalos para tomar um café e comer alguns petiscos. E também é bacana porque o público interage, troca informações e ideias, e volta mais disposto.
Interatividade
As pessoas estão inseridas num universo que se acostumaram a estar em contato com a internet e televisão. Sendo assim, é uma alternativa que dá certo é usar o recurso da interatividade, como desenhos, vídeos, interações que despertem o interesse.
Ministrador
Para a função de ministrar o treinamento, tem que ser alguém capacitado. Os palestrantes e profissionais têm que ter a capacidade de gerar conteúdo e conseguir fazer com que os participantes absorvam o máximo do treinamento.
Formato
As salas do Espaço Innova variam de tamanho e por isso as disposições das mesas e cadeiras dentro da sala podem ser feitas de várias maneiras. Definir isso vai de acordo com o treinamento, e é um bom artifício para o encaminhamento. Exemplos: fileiras, formato em U, grupos de mesas redondas, centralizadas.
Pós-evento
No final, fazer uma pesquisa para que os participantes avaliem como foi e deixem sugestões para uma próxima é indicado. Mas, o que pode apresentar resultados mais reais, é criar uma avaliação para que citem depois de 20, 30 dias, onde o treinamento ajudou e foi eficiente no trabalho.
O espaço Jacyra Sanches atende qualquer tipo de evento corporativo. E disponibiliza todo o suporte necessário, com infraestrutura completa, salas amplas, atendimento de qualidade e gastronomia própria.