Como transformar seus treinamentos em experiências eficazes

Como transformar seus treinamentos em experiências eficazes

Quando as empresas investem em treinamentos corporativos, têm por objetivo qualificar seus colaboradores, oferecendo capacitação para que eles cresçam e se desenvolvam. E claro, também querem que esse investimento gere uma melhora na produtividade e consequentemente mais rentabilidade para o negócio.
No mundo corporativo, o mercado evolui a todo momento, e por isso, esses métodos de aprendizagem são cada vez mais disseminados. Um treinamento tem que ser bem planejado e executado, para que não corra o risco de não ser bem compreendido ou aproveitado por todos.
Um treinamento de qualidade é certeiro, agrega muito valor ao funcionário e mostra resultado. Confira dicas para que seja uma experiência eficaz:
Planejamento
É importante planejar com antecedência. Saiba quais são as necessidades da empresa, pegue opiniões de gestores e de responsáveis de todos os setores. E deixe claro quais resultados pretendem ser atingidos com o treinamento, assim, conseguirá focar e estruturar exatamente o que for preciso.
Público-alvo
Entenda seu público, saiba para quem as informações vão ser passadas. Ter esse conhecimento, entender as necessidades dos participantes e o ritmo de aprendizagem, auxiliará para que a abordagem seja mais precisa.
Conteúdo e duração
O evento deve ter qualidade e um conteúdo bom, relevante. Os objetivos devem ser esclarecidos, e o material usado tem que ser definido dependendo para que setor será encaminhado. A duração fica a critério dos organizadores, não tem um padrão, podem ser algumas horas ou dias. Se for para muitas pessoas, o ideal é que se divida em turmas.
Local externo
É indicado que o treinamento seja feito fora do ambiente da empresa. Isso ajuda a criar um clima de evento e faz com que os participantes prestem a atenção necessária, se concentrem melhor.
Coffee break
Em treinamentos muito longos, é legal que se tenha intervalos para tomar um café e comer alguns petiscos. E também é bacana porque o público interage, troca informações e ideias, e volta mais disposto.
Interatividade
As pessoas estão inseridas num universo que se acostumaram a estar em contato com a internet e televisão. Sendo assim, é uma alternativa que dá certo é usar o recurso da interatividade, como desenhos, vídeos, interações que despertem o interesse.
Ministrador
Para a função de ministrar o treinamento, tem que ser alguém capacitado. Os palestrantes e profissionais têm que ter a capacidade de gerar conteúdo e conseguir fazer com que os participantes absorvam o máximo do treinamento.
Formato
As salas do Espaço Innova variam de tamanho e por isso as disposições das mesas e cadeiras dentro da sala podem ser feitas de várias maneiras. Definir isso vai de acordo com o treinamento, e é um bom artifício para o encaminhamento. Exemplos: fileiras, formato em U, grupos de mesas redondas, centralizadas.
Pós-evento
No final, fazer uma pesquisa para que os participantes avaliem como foi e deixem sugestões para uma próxima é indicado. Mas, o que pode apresentar resultados mais reais, é criar uma avaliação para que citem depois de 20, 30 dias, onde o treinamento ajudou e foi eficiente no trabalho.
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