Sabemos que toda equipe possui pontos a serem trabalhados e melhorados, mais qual são os pontos da sua? A chave para treinar qualquer grupo de pessoas é saber exatamente os objetivos que você quer atingir com aquilo.
Oitenta e nove por cento das empresas brasileiras se planejam anualmente para investir em treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários, e isso se dá devido à sensibilidade em olhar profundamente para suas áreas e detectar fenômenos e aspectos que indicam que algo precisa ser trabalhado. Nesse post separamos 3 dicas para você diagnosticar a sua equipe de forma assertiva e clara.
1. CONHEÇA AS TAREFAS DA SUA EQUIPE E SAIBA EXECUTÁ-LAS.
Quando vemos um processo de longe ou apenas em um fluxograma no papel, não temos ideia de como é executado. As dores que as pessoas possam enfrentar para finalizar aquele processo, podem estar resultando em fenômenos como: alta rotatividade na equipe, redução no número de vendas, atraso nas entregas e alta taxa de retrabalhos.
2. ESCUTE AS PESSOAS!
Mas não com a intenção de resolver algum problema ou direcionar alguma solução. Apenas escute, com a intenção de desvendar profundamente aquilo que as pessoas estão tentando te dizer. Cada integrante do seu time possui uma história e um repertório e as significações são muito variáveis. Por isso é importante que você entenda quais necessidades estão por trás do que eles estão contando e sentindo. A falta desta prática pode resultar em: conflitos com a liderança, colegas ou departamento, aversão à mudanças, metas não atingidas e falta de engajamento e desmotivação.
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3. PESQUISE
Sempre que a gente se interessa por descobrir, encontrar ou aprender alguma coisa qual a primeira coisa que fazemos? Jogamos no google!
Normalmente perguntando clara e objetivamente o que precisamos, sem delongas, apenas palavras chave. Está aí uma analogia que pode nos ajudar muito no dia a dia do trabalho, se precisamos saber algo, precisamos pesquisar. E sem enrolações, precisamos de transparência e ir direto ao ponto.
Existem milhares de ferramentas hoje em dia pra desvendar e entender o clima das organizações e com isso perceber onde estão os pontos que precisam de uma mudança. A falta de pesquisa, ou pesquisas mal aplicadas sem presença de feedback após as coletas dos dados podem causar ruídos na percepção do alto comando, dificuldade de legitimação das lideranças, não engajamento com os valores e objetivos das organizações e distanciamento entre os departamentos.
Neste link aqui você encontra alguns modelos e dicas para aplicar as pesquisas.
Depois de se aproximar do seu time e utilizar as ferramentas citadas aqui em cima, você está pronto para fazer uma lista de Gaps que encontrou nos processos e relacionamentos e já pode entrar em contato com algumas consultorias para conhecer as soluções que elas oferecem e decidir qual o caminho vai escolher seguir.
O mais incrível desse caminho de se entregar para conhecer as pessoas com quem trabalhamos é o quanto se pode conhecer e aprender de si mesmo.
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