3 dicas para reduzir o estresse pré-evento

3 dicas para reduzir o estresse pré-evento

O estresse é um sintoma extremamente presente no mundo corporativo. Tarefas complexas a serem realizadas em um curto período de tempo; pressão de superiores; excesso de responsabilidade. Estes e muitos outros fatores colaboram para o aumento do estresse de um funcionário. 

Mas afinal, o que é o estresse? Como ele funciona dentro do nosso corpo?

O estresse nada mais é do que uma resposta física do nosso corpo a um estímulo. Quando estamos estressados, o corpo acha que está sendo atacado e precisa se defender. Por conta disso, ele libera hormônios e substâncias químicas que preparam o corpo para agir diante ao ataque. O ataque físico geralmente não acontece, mas a preocupação excessiva aparece. Simultaneamente a pensamentos obsessivos, irritação e diversos outros sintomas. 

Dentre os vários fatores que causam o estresse, destacar habilidades individuais, e responsabilizar-se por elas é um dos principais. Podemos enxergar este fator claramente nos profissionais encarregados de organizar um evento.

Estar mental, física e estrategicamente preparado é de extrema importância para reduzir o estresse antes de um evento. Mas como não ceder aos sintomas? 

Confira a seguir 3 dicas para reduzir o estresse pré-evento:

1- Tenha um cronograma de execução 

 

O objetivo de um cronograma de execução é o de descrever todos os procedimentos do evento em ordem de acontecimentos. Ao possuir este cronograma em mãos, a chance de reduzir surpresas e possíveis imprevistos durante o evento é grande. 

Imprevistos podem acontecer. Contudo, é muito mais fácil e confortável ser capaz de direcionar e controlar os acontecimentos. Temer o imprevisto nos deixa estressados. Ter o poder de controlá-los reduz o estresse.

4. Terceirize serviços

 

Vários obstáculos podem ser encontrados pelo responsável durante a organização de um evento. Um deles é o acúmulo de funções e responsabilidades, que acabam sobrecarregando qualquer um. Do mesmo modo o organizador pode não ser especialista em todas as funções que envolvem a realização de um evento. 

É complicado supervisionar e realizar funções. Há momentos em que se tem que escolher entre um e outro. Para nenhum serviço perder a qualidade, a grande sacada do organizador é a de terceirizar serviços.

Encontre profissionais competentes. Igualmente confiáveis e atuantes. Pessoas com quem você possa dividir as responsabilidades e consequentemente a carga de estresse. 

Ao reduzir a carga de trabalho é possível focar em outras coisas. Ter mais tempo para se preparar e concentrar em tarefas específicas que precisam de atenção. Dividir o fardo com profissionais competentes é de extrema importância para reduzir o estresse pré-evento.

3. Tenha um plano B

 

Por mais que planejemos, as coisas nem sempre acontecem conforme esperamos.  Alguém pode ficar doente, ou chegar atrasado; algum aparelho eletrônico pode não funcionar, etc. 

Por isso, é de extrema importância ter um “plano B” que evite qualquer circunstância que possa prejudicar o evento. Faça uma lista de tudo o que pode dar errado e coloque uma solução para cada problema. Com esta lista em mãos, já estará ciente de todas as possibilidades. Se já sabe tudo o que pode dar errado, e tem a solução para isso, por que ficar pensando excessivamente sobre o assunto?

O plano B além de ser extremamente útil para casos de emergência, também serve como alívio psicológico. Uma vez ciente dos problemas é mais fácil reduzir o estresse pré-evento e acreditar que será possível contornar qualquer situação.

Bônus: Relaxe

 

É essencial ter momentos de relaxamento. Seja como for: ouvindo música, lendo, dançando, meditando, exercitando-se, ou passando o tempo com família e amigos. O importante é encontrar alguma atividade relaxante que te desconecte de todo o estresse relacionado ao evento que está chegando.

Não pense que relaxar é ser displicente. Muito pelo contrário, conseguir se desconectar dos problemas e entender a importância do relaxamento é extremamente inteligente e eficiente.

Com a cabeça vazia de problemas e cheia de determinação é muito mais fácil obter sucesso e foco em qualquer atividade realizada, principalmente em atividades de liderança que envolvem a organização de um evento corporativo.

 

Matérias Relacionadas